A resposta é: sim e não.

Se você estiver fazendo a comparação com aqueles molhos de tomate prontos, cheios de sódio, glutamato monossódico, conservantes e outros aditivos… é claro que o molho caseiro vai sair bem mais caro!

Mas não vamos comparar alhos com bugalhos. Um bom quesito de comparação para um molho de tomate caseiro tem que ser um molho de tomate industrializado minimamente mais próximo ao natural. Nesse sentido sim, preparar o molho a partir de tomates frescos vai ser uma alternativa bem mais econômica!

Minha versão de molho de tomate caseiro (700g) custou R$10,50 (tudo culpa do preço do tomate). Não incluso o manjericão, que veio da horta, e a pimenta chilli em pó. Azeite, sal e açúcar também já possuía em casa. Os ingredientes foram comprados no Pão de Açúcar, que não tem lá a fama de ser o supermercado mais barato do mundo. Toda comparação que faço aqui terá como referência o preço dos produtos de lá.

No final das contas, colocando na ponta do lápis, é o seguinte:

comparacao-molhos-de-tomate

Com essa quantidade dá para preparar de 4 a 6 porções, dependendo do que você for cozinhar. Vamos à receita:

molho-de-tomate-caseiro-4

Ingredientes:

  • 1,2kg ou 6 tomates grandes
  • 1 cebola média
  • 5 dentes de alho
  • Sal
  • Açúcar
  • Azeite

Modo de Preparo:

  1. Cortar o os tomates em 4 partes e retirar as sementes. Picar o alho e a cebola, reservando metade da quantidade para preparo do refogado.
  2. Cozinhar os tomates com metade da quantidade de alho e cebola na panela de pressão por 15 minutos. Não é necessário adicionar água, o próprio tomate fará um caldo ao cozinhar.
  3. Bater o molho cozido no liquidificador. Caso prefira apenas amassar os tomates, deixando pedaços grandes, recomendo retirar a pele antes de cozinhar.
  4. Refogar o restante do alho e da cebola no azeite, acrescentar o molho batido e ferver até que reduza e fique com consistência mais grossa.
  5. Adicionar sal a gosto e regular a acidez do molho com açúcar se necessário.
molho-de-tomate-caseiro
Remova as sementes do tomate e corte os ingredientes grosseiramente se for bater no liquidificador.
molho-de-tomate-caseiro-2
O tomate solta bastante água, portando em nenhum momento da receita será necessário acrescentá-la. Leve o molho ao fogo até que reduza e fique na consistência que você preferir.
molho-de-tomate-caseiro-3
Prefira reservar seu molho em potes de vidro, plástico e metal liberam substâncias que podem ser nocivas à saúde.

Na minha versão adicionei manjericão fresco e pimenta chilli em pó antes de bater no liquidificador. Aí vai da criatividade de cada um. Como alguns temperos (como a pimenta) realçam muito o sabor da comida, apenas recomendo que os adicione ANTES de temperar com sal.

Esse molho serve de base para muitas receitas. Para transformar em um bolonhesa, refogue a carne moída em cebola, alho e molho inglês, depois é só misturar ao molho, fica bão demais!

Anúncios