#1 – Melhorar sua noção de preço

quadro-de-conchas-milionario

Quando você começa a praticar o DIY (Do It Yourself) passa também a ponderar se qualquer outro investimento justifica o seu preço. Uma moldura com conchas por R$1400? Sei não hein.

#2 – Noção de simplicidade

pipoca-mais-cara-do-mundo-bercos
Berco’s, a pipoca mais cara do mundo.

Desenvolver uma noção de simplicidade é quase um dom adquirido por quem ‘faz por si mesmo’. De repente a pipoca pronta de microondas passa a não fazer o menor sentido quando você percebe que é tão simples estourar direto na panela.

#3 – Aprender a errar

quadro-giz-de-cera-fail

Vamos combinar que nem todas as suas ideias vão funcionar, mas tudo bem, porque você pode aprender com esses erros e até se divertir um pouco.

#4 – Dar mais valor a trabalhos manuais

Nada melhor para dar valor ao trabalho de um artesão do que botar a mão na massa e experimentar fazer igual. Mesmo a peça com aparência mais simples poderá ter um significado totalmente diferente quando se compreende o envolvimento que uma pessoa precisou ter para concretizar aquilo.

#5 – Noção de qualidade

breaking-bad-99.1-pure

Esta eu diria que é uma das mais úteis. Quando você vai adquirir um produto novo, muitas vezes, se a má qualidade não for gritante, você vai comprar gato por lebre achando que está comprando algo duradouro que vai sobreviver por todas as gerações da sua família. Mas ganhando entendimento sobre o assunto, seu olhar fica mais crítico e você começa a conseguir identificar melhor as falhas estruturais ou a durabilidade de certo material. Fica mais fácil saber qual o tecido que vai soltar tinta quando lavado, qual vai deteriorar no tempo, qual vai resistir melhor aos seus gatos, e por aí vai.

#6 – Você terá mais dinheiro

dollar-origami

Muita gente me pergunta como consegui decorar meu apartamento todo sem gastar uma nota. Simples, a maioria das coisas fiz sozinha. Claro que DIY pode ser um tiro que sairá pela culatra, já gastei dinheiro à toa comprando materiais pra tentar fracassadamente fazer algumas coisas. Mas se for pesar na balança, no final das contas acabei economizando muito!

#7 – Com mais dinheiro, você poderá comprar coisas melhores

10296890_650573751744121_176330179_n

Faça você mesmo as suas cadeiras e você terá mais dinheiro para investir em um sofá melhor. Faça um suporte para as suas panelas e você terá mais dinheiro para gastar com as próprias panelas. Plante uma horta em casa e você terá mais dinheiro para gastar com o queijo. Já parou pra fazer essa conta? Se você deixasse de comprar 3 maços de tempero no supermercado (R$2 cada), uma vez por mês conseguiria trocar sua mussarela por um queijo brie. A matemática é muito simples.

#8 – Tempo de qualidade consigo mesmo

audrey-kawasaki-workspace

Damos o melhor de nós no trabalho, buscamos o máximo da produtividade e, quanto paramos pra pensar, nos damos conta de que não trabalhamos para nós mesmos da mesma maneira que pros outros. Gastar um tempinho para botar a mão na massa e trabalhar pra você mesmo é bom demais, gente! Além de trazer satisfação ajuda a nos tornar uma pessoa mais útil para as diferentes necessidades da vida.

#9 – Presentes mais apaixonantes e personalizáveis

faca-voce-mesmo-quadro-barbante-cidade

A arte de fazer você mesmo não só te ajuda a economizar no bolso como fará o presenteado se sentir uma pessoa muito mais especial. Já pensou em presentear alguém com um quadro como esse, de um lugar que vocês possuem em comum, ou que você sabe que a pessoa adora? De certo que vale mais do que muito presente de 3 dígitos por aí.

#10 – Mais habilidades para brincar com os filhos no futuro (ou agora)

televisao-caixa-papelao

Quando você é um entusiasta do DIY as ideias vão surgindo naturalmente. Como uma criança, você não verá uma caixa de papelão, verá uma televisão, terá uma enorme facilidade em transformar pedaços de madeira em cavalos, lençóis em cabanas. Você será capaz de entreter uma criança com atividades criativas e vai ser o tio, mãe, irmão mais divertido de todos.

O que achou dessas ideias? Vai começar a fazer você mesmo pra ontem né? Tem mais sugestões? Me conta!

Anúncios