Não tem coisa mais prática do que cobrir um móvel feio com tecido. E ele não precisa nem ser feio, às vezes é só pra dar um tchan mesmo. Você vai precisar de…

Cola branca, tesoura, pincel largo (serve aqueles bem baratinhos), rolinho de espuma e tecido.

Para partes planas é preferível escolher um pedaço bem grande de tecido, evitando remendas e possíveis desníveis durante a colagem. Passe um pouco de cola no objeto, cole o tecido e passe um pouco mais de cola por cima. Dependendo da superfície, use o rolinho ou o pincel.

Essa técnica funciona muito bem com qualquer tipo de material, aqui, um teste (ainda inacabado) com uma mesa de plástico que estava (sei lá por qual motivo) pintada de um marrom horroroso (nossa, como eu odiava aquele marrom).

pinterest-26

Dica #1 – A chita é um tecido mais fácil para fazer esse tipo de trabalho, por ser um pouco mais rígido é possível esticar bastante sem separar os fios e distorcer as estampas.

A seguir um exemplo em madeira. Essa é na verdade metade de uma estante que estava em promoção na Leroy Merlin por R$49, a estante é de pinus, bem molinha e fácil de serrar. As prateleiras  foram cobertas com tecido de uma cor. Como aqui em casa temos uma preguiça infinita de enrolar os fios dos eletrodomésticos, com a outra cor fiz uma “cortina”, colando apenas a lateral que encosta na prateleira e deixando o restante solto. Assim, podemos só jogar os fios para trás sem que fiquem aparentes.

pinterest-25

pinterest-28pinterest-27

Dica #2 – Tecidos estampados deixam as junções menos aparentes. Uma tesoura de picotar tecido melhora ainda mais o aspecto das bordas e remendos.

72a687779b1e144a36e0c1a48e7ea8cb

Dica #3 – Encontre maior variedade de chitas em lojas especializadas.

Na Rua Jorge Azem nº35, no centro de SP, existe uma unidade da Niazi Chohfi que só vende chita. Essa estampa de limão foi comprada lá. As opções são maiores do que em lojas que vendem todos os tipos de tecido e além da venda a metro ainda há a opção de comprar retalhos menores.

E as possibilidades não param por aí…

  

Anúncios